Como atender os pedidos
4 min
Criado por: Atendimento (Treinamento) em: 26/06/2020 09:28

Menu Pedidos > Pedidos

Para efetuar o atendimento dos pedidos na Dooca de maneira manual, siga as instruções abaixo. 

Importante!

  • Caso você utilize um Sistema de Gestão deverá atender os seus pedidos no ERP.
  • Para pagamentos com boleto bancário ou cartão de crédito, não aprove nem cancele pedidos manualmente.
  • Caso o cliente escolha uma forma de pagamento manual, você deve realizar a aprovação do pagamento.

Como visualizar os pedidos 

1º Acesse o menu Pedidos e clique em Pedidos

2º Clique no pedido desejado para verificar as informações gerais da compra.

pedidos.png

  • Imprimir: Clique nessa opção para imprimir a página do pedido.
  • Mais ações: Nesse opção você pode fazer o download de uma declaração de conteúdo ou cancelar o pedido.
  • Endereço de entrega: Este campo informa o endereço de entrega do produto, escolhido pelo cliente no momento da compra. 
  • Método de entrega: Este campo informa o método de entrega, escolhido pelo cliente no momento da compra. 
  • Produtos: Aqui você confere os produtos escolhidos pelo cliente.
  • Pagamento: Esse é o campo onde você confere o método de pagamento, escolhido pelo cliente no momento da compra. 
  • Cliente: Esse campo apresenta os dados do cliente. 
  • Observações: Essa opção mostra observações, caso o cliente tenha preenchido o campo no momento do cadastro.
  • Histórico: Nesse campo é possível verificar todas as etapas do pedido realizado na sua loja.

Como atender os pedidos  

1º Acesse o menu Pedidos e clique em Pedidos

2º Clique no pedido que você deseja atender. 
pedidos_status.png

3º Após a aprovação do Gateway de pagamento, você pode iniciar o atendimento manual do pedido. 

4º Dentro do pedido, clique em liberar para faturamento e em faturar.
faturamento.png

5º Dentro do Pop-up de faturamento preencha os dados de cadastro da nota fiscal, e clique em faturar.
pop up de faturamento.png

Como visualizar os status dos pedidos

1º Acesse o menu Pedidos e clique em Pedidos.

2º Clique no pedido desejado.

pedidos_status.png

Dentro da página de produto você encontrará o status e um histórico da movimentação do pedido.

aprovado - entregue .png

  • Aprovar pagamento: Recomendamos essa opção para casos de pedidos com pagamento manual, como por exemplo depósito e transferência bancária. Pedidos por boleto ou cartão de crédito passam pela análise do intermediador de pagamento, sendo aprovados ou cancelados automaticamente.
  • Atendido: O botão de liberar para faturamento altera o status do seu pedido para Atendido.
  • Cancelar atendimento: Clique nesse botão caso você queira retornar o status para Não atendido.
  • Faturado: Clique no botão faturar para inserir a nota fiscal do seu pedido na Dooca, ele ficará com o status de faturado. No caso de integração com um sistema de gestão, quando você emitir a nota fiscal no ERP o status também será alterado na Dooca.
  • Enviado: Para alterar o seu pedido pro status de enviado e criar o despacho do seu pedido, inserindo o código de rastreio, clique no botão despachar.
  • Entregue: Se o seu pedido for entregue, você pode alterar o status dele manualmente clicando no botão marcar como entregue. Caso você possua o contrato com os Correios cadastrado, o pedido será monitorado e marcado como entregue automaticamente.

Importante!
Para alterar o status de pedido Entregue para Despachado, entre em contato com a nossa equipe de Atendimento.