Como criar regras de Frete grátis
Publicado em: 3/16/2021, 5:51:17 PM
A regra de Frete grátis é utilizada para oferecer descontos no frete da sua loja. Você pode configurar essa regra por produtos, regiões e até grupo de clientes.

Exemplos de uso

Suponhamos que você queira oferecer Frete grátis aos clientes de uma determinada região de fácil entrega.
Nesse caso, você configura a regra de Frete grátis para a região escolhida, e o valor do frete não será inserido no pagamento do cliente.
Assista o tutorial em vídeo:
Ou, se preferir, siga as instruções abaixo para criar uma regra de frete grátis na sua loja virtual:

Como criar regras de Frete grátis

1º Acesse o menu Marketing e clique em Frete grátis.
2º Clique em Adicionar promoção de frete.
3º Preencha as informações e clique em salvar.
  • Descrição do desconto: Informe uma descrição de como será a promoção de frete do seu site de vendas.
  • Quando o cliente comprar: Informe a quantidade de produtos que o cliente precisa comprar para receber o frete grátis
  • Tipo do desconto: Nesse campo você informará se para receber o desconto no frete o cliente deve comprar qualquer produto da loja; produtos dentro de uma categoria, como por exemplo bolsa; ou um produto especifico como por exemplo bolsa de couro de jacaré.
  • O desconto será aplicado em: Informe se deseja aplicar o desconto em qualquer produto da loja; produtos dentro de uma categoria, como por exemplo bolsa; ou um produto especifico como por exemplo bolsa de couro de jacaré.
  • Desconto: Nesse campo você deve inserir a porcentagem do desconto no frete, se você deseja ofertar frete grátis precisa cadastrar 100% de desconto. O preenchimento deste campo é obrigatório para o funcionamento da promoção.
  • Limite de utilização: Marque esta opção caso você queira permitir que cada cliente utilize apenas uma vez este cupom. Ou para limitar quantas vezes o cupom poderá ser utilizado no seu site.
  • Aplicar o desconto quando o pedido atingir: Nessa opção você pode selecionar uma quantidade mínima ou valor mínimo para que o desconto seja aplicado. Como por exemplo, frete grátis para compras acima de R$ 150,00.
  • Limitar o número de vezes que o desconto pode ser utilizado: Marque essa opção para limitar quantas vezes o frete grátis poderá ser utilizado no seu site.
  • Limitar a 1 (uma) utilização por cliente: Marque esta opção caso você queira permitir que cada cliente utilize apenas uma vez o frete grátis.
  • Regiões: Essa opção delimita as regiões em que o frete será gratuito.
  • Data de ativação: Defina a data de início da promoção.
  • Encerrar em uma data: Defina a data de término da promoção.
  • Pode ser utilizado por: Escolha se o frete grátis poderá ser utilizado por qualquer cliente que tiver acesso ao código promocional, por somente um cliente específico, ou para um grupo de clientes.
  • Resumo do desconto: Esse campo mostra um resumo de todas as configurações feitas na opção de frete.

Dicas da Dooca :)

Estratégia de uso do Frete Grátis:
Você pode utilizar a regra de Frete grátis como uma estratégia para aumentar o ticket médio da loja virtual, mantendo mais de uma regra ativa na plataforma, uma para cada região, por exemplo.

Exibição na loja virtual

Carrinho de compras:

Importante!

Após o cálculo do frete será ofertada a promoção de frete grátis para a entrega de menor valor.
Tenha cuidado para não criar duas regras de Frete grátis para a mesma região, pois prevalecerá a regra que oferecer maior percentual de desconto.

Configurei o Frete grátis, mas ele não está funcionando. E agora?

Se você cadastrou Frete grátis, mas não está conseguindo utilizar na loja virtual, verifique as seguintes configurações
1 - Se a promoção de Frete grátis está ativa.
Menu Marketing > Frete grátis
2 - Se a data da ativação, validade inicial ou final do Frete grátis é válida.
Menu Marketing > Frete grátis > Selecione a opção desejada
3 - Se o Frete grátis está configurado apenas para um usuário ou um grupo de clientes utilizar.
Menu Marketing > Frete grátis > Selecione a opção desejada > Pode ser utilizado por:
4 - Verifique se inseriu algum valor no campo desconto.
Menu Marketing > Frete grátis > Selecione a opção desejada > Configuração do desconto > Desconto
5 - Certifique-se que você marcou as regiões ou inseriu uma faixa de CEP.
Menu Marketing > Frete grátis > Selecione a opção desejada > Regiões
Para uma guia deste tópico, valide os itens ao lado direito.