Como criar um post no Blog
Publicado em: 3/15/2021, 6:05:39 PM
O blog é uma ferramenta para a produção de conteúdos para sua loja virtual. Inserindo um blog você otimiza os acessos orgânicos na sua loja.
Exemplos de uso
Suponhamos que você deseje gerar acessos a sua loja virtual sem investimento em mídia paga. Nesse caso, você pode criar um blog com conteúdos relevantes sobre os seus produtos e sobre a sua marca para que seus clientes acessem.
Assista o tutorial em vídeo:
Ou, se preferir, siga as instruções abaixo para criar um post no blog da sua loja virtual:

Como cadastrar posts no seu blog

1º Acesse o menu Loja Virtual e clique em Blog.
2º Clique em Adicionar uma postagem.
3º Na aba Categoria da postagem clique em Selecione ou crie uma nova categoria.
4º Preencha o nome e a descrição da categoria que você está criando e finalize em Salvar.
5º Agora termine de preencher os campos de cadastro do post.
  • Título da postagem: Insira aqui o título da sua postagem.
  • Conteúdo: Insira aqui o conteúdo da sua postagem.
  • SEO: O SEO é um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo auxiliar os sites de busca sobre a sua página. Trabalhando palavras-chaves de forma que o site fique melhor posicionado nos resultados orgânicos. A plataforma faz o preenchimento automático deste campo. Mas, você pode clicar em Editar e fazer as alterações.
  • Meta title: Este é um dos itens que mais influencia o posicionamento da sua loja virtual no Google, o campo é preenchido automaticamente pelo nome do produto, mas pode ser modificado manualmente caso seja necessário. Desta forma você pode reestruturar a URL sem alterar o nome do post.
  • Meta description: A Meta Description é a descrição exibida nos resultados do Google. A Dooca gera automaticamente a description baseada no cadastro do produto, entretanto, ela pode ser modificada manualmente.
  • Meta keywords: São palavras-chave do produto que ainda são utilizadas por alguns buscadores porém possuem pouca relevância.
  • URL Amigável: Se você cadastrou uma categoria e depois alterou o nome dela, acesse o cadastro de SEO na aba de URL amigável e altere a URL para não divergir do nome. Exemplo: Suponhamos que você tenha cadastrado uma categoria com o nome "Sapatos" e depois alterou o nome desta categoria para "Calçados". Troque, no campo de URL amigável, a palavra Sapatos por Calçados.
  • Categoria da postagem: Clicando em criar nova você abre um Pop-Up onde deve inserir a descrição de uma categoria nova para seu post.
  • Imagem de capa: A capa é a imagem que aparecerá na listagem e na interna da postagem. Não existe um tamanho obrigatório para esta imagem, mas recomendamos que ela tenha 1280x1280px e até 500kb.
  • Tag: Insira palavras chave para que os clientes encontrem seu post.
  • Para finalizar, clique em Salvar.
Não esqueça de ativar o post no botão de ativação.

Dica da Dooca :)

VINCULE SEU BLOG A UM MENU:
Após a criação do seu blog você poderá vincular ele a um menu.
Veja mais sobre isto no artigo criando e organizando os menus.
SEÇÃO DE ÚLTIMAS DO BLOG:
É possível também inserir uma seção na pagina inicial da sua loja com até as últimas seis postagens do seu blog.
Para isso, acesse o menu Aparência, em meus temas e personalizar. Clique em adicionar seção e inclua as ultimas do blog ou acesse nosso Artigo.

Exibição na loja virtual

Página do blog na loja virtual:
Post no blog:
Categoria do blog:
Para uma guia deste tópico, valide os itens ao lado direito.